AdSense

25 de setembro de 2012

Museu d'Orsay Relaciona Moda e o Impressionismo




Roupas que foram retratadas nas telas dos impressionistas estão expostas para o público, como o vestido negro retratado por Manet ou o vestido branco e azul da esposa de Bartholomé



Os sortudos que estiverem em Paris nos próximos dias devem ver a exposição O Impressionismo e a Moda, em cartaz no Museu d'Orsay. Além das famosas telas dos artistas do movimento da Belle Époque, os vistantes vão ver as roupas daquele período, que foi importante para a moda francesa.
 
A exposição começa pelo princípio da moda. Em 1858, o inglês Charles Worth torna-se um nome internacionalmente conhecido e entre os anos de 1875 e 1885, surgem as primeiras maisons. Em paralelo,  surgiam também os magazines, como Le Louvre, Le Bon Marché e La Ville de Saint-Denis.
 
Dentre as peças expostas está um vestido que pertenceu à Prospérie, filha do marquês de Fleury e mulher de Albert Bartholomé. Ele pintou sua esposa usando o vestido e o quadro, Dans la Serre, foi exposto no Salão de 1881. Seis anos depois, sua esposa morre e, a conselho de Degas, vira escultor.
 
O tempo todo a exposição mostra como as roupas e vestimentas retrataram uma época e seus costumes, assim como elas são presentes nas obras impressionistas e fundamentais para interpretá-las. O vídeo a seguir consegue nos mostrar um pouco do que encontrar na exposição:
 
 
 
A exposição tem o patrocínio da LVMH Moët Hennessy e Christian Dior.
 
Serviço
Musée d'Orsay
62, rue de Lille - Paris -França
Diariamente (exceto segundas-feiras), das 9h30 às 18h; às quintas, das 9h30 às 21h45
Ingressos entre 9.50 euros e 12 euros; gratuito nos primeiros domingos de cada mês e para pessoas com menos de 18 anos
Até 20 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário